Saiba como economizar com hotéis no exterior!

Em tempos de dólar nas alturas, é sempre bom conhecer mecanismos que podem ajudar a reduzir os custos da sua viagem para o exterior. E, saber como economizar com hotéis no exterior é muito importante!

Por isso, hoje trago para vocês mais um exemplo de como utilizei o site hotwire.com para conseguir um bom hotel nos EUA com um desconto considerável!

1. Relembrando os princípios básicos para economizar com hotéis no exterior

Como já relatei aqui no blog, o que permite a obtenção de bons descontos no hotwire é o fato de não sabermos o nome do hotel antes de efetuar o pagamento da reserva. Ou seja, o nome do hotel só é revelado depois que você confirma o pagamento. E, se não bastasse, a reserva não é reembolsável!

Por isso, antes de escolher um hotel no escuro pelo hotwire, é bom conhecer ferramentas que te ajudarão a ter uma ideia de qual hotel você estará reservando.

Utilizei o hotwire para reservar hotéis na maior parte das minhas viagens para o exterior e sempre obtive ótimos resultados.

2. Pesquisas em sites de reservas 

O primeiro passo é utilizar ferramentas de pesquisa como tripadisor, trivago, booking.com e hoteis.com para ter uma ideia dos preços de hotéis no seu destino. Nessa etapa você deve aproveitar para ler as avaliações sobre os hotéis.

tripadivsor - Economizar com hotéis no exterior
tripavisor
Trivago - Economizar com hotéis no exterior
Trivago
hoteis.com
hoteis.com
Booking.com - Economizar com hotéis no exterior
Booking.com

Se você encontrar algum preço razoável, o ideal é fazer algumas reservas que possam ser canceladas sem taxas. Assim você garante boas opções caso não encontre nada melhor depois.

3. Começando a pesquisa no Hotwire para economizar com hotéis no exterior

Antes de começar sua pesquisa no hotwire, sugiro que você se cadastre no site TopCashBack.com: Cadastre-se no TopBackCash.com. Nesse site você terá acesso a diversas ofertas quando você efetua compras por meio dos links disponibilizados nos sites deles. Atualmente, eles estão dando 8% do valor da sua compra de volta. Confira!

Após o estudo inicial, você entra no site do hotwire com uma ideia dos preços dos hotéis e das melhores regiões para me hospedar na cidade.

Viajaromundo_Busca_Hotwire - Economizar com hotéis no exterior

O primeiro passo no hotwire é o mesmo de qualquer site de busca de preços de hotéis. Você escolhe a cidade, as datas da estadia, o número de quartos e o número de hóspedes por quarto. Após clicar em “Find a hotel” uma página mostrará as opções disponíveis em um mapa da cidade dividido em diversas zonas verdes (as áreas).

Viajaromundo_Resultados_Hotwire

Você pode ordenar os hotéis por popularidade (“Popular”), preço (“price”), estrelas (“star rating”) e recomendação (“Recommended”). Também é possível filtrar os resultados (“Narrow by”) por: estrelas, recomendação e comodidades (“Amenities”) e áreas (“Areas”).

Quando faço minhas reservas, seleciono a área ou as áreas de minha preferência. Em seguida tento encontrar hotéis que sejam, pelo menos, 4 estrelas e que tenham avaliação hotwire superior a 90%. Por fim, ordeno os preços do menor para o maior.

Depois de clicar em um hotel, é importante observar mais alguns parâmetros relevantes: a nota do tripadvisor e as notas de cada item que compõe a avaliação do próprio hotwire.

DICA: Dentre os itens avaliados pelo hotwire, dou grande importância à nota da localização do hotel (“Location of hotel”). Na maioria das vezes, uma boa nota nesse quesito representa fácil acesso aos meios de transporte e/ou uma localização privilegiada.

Com a região do hotel, o número de estrelas, as comodidades e a avaliação do tripadvisor, faço algumas pesquisas para tentar identificar qual o nome do hotel oferecido naquela oferta. Dificilmente você conseguirá cravar o nome do hotel, mas já será possível ter uma ideia das possibilidades.

A identificação do hotel pode ser facilitada pelo site Betterbidding.com. Nele você encontra, entre outros, listas de hotéis que foram reservados pelo hotwire com suas respectivas características.

Pela experiência que tive, o percentual de desconto na tarifa que é apresentado pelo hotwire costuma ser real. Em Chicago, por exemplo, consegui um hotel com 60% de desconto em relação à tarifa apresentada pelo hoteis.com e pelo booking.com.

4. Caso prático

Bom, vocês já viram a parte teórica de como usar o hotwire. Agora é hora de ver como ele funciona na prática.

Para isso, mostrarei o passo a passo da reserva de um hotel na Filadélfia.

Período pesquisado: 1/4/2015 a 4/4/2015

Quarto para 2 adultos e 1 “criança”.

Depois de utilizar os filtros que citei acima, escolhi o seguinte hotel:

Viajaromundo_Hotwire_1 - Economizar com hotéis no exterior

As principais características observadas na tela acima são:

Região do hotel: Old City – Penn’s Landing area

Desconto: 47%

Avaliação do hotwire: 86%

Categoria do hotel: 4 estrelas

Valor da diária: de U$ 179 por U$ 94

Comodidades: Pet friendly, Indoor pool(s), Fitness center, Pool(s), Restaurant(s), Business center, Self-service laundry, Internet access.

Um pouco mais abaixo é possível ver mais algumas informações sobre o hotel:

Viajaromundo_Hotwire_2

Como vocês podem ver acima a avaliação do hotel no tripadivsor é 4.

Ainda na imagem acima, é possível ver uma área chamada “Full Reviews”. Essa é uma parte controversa do hotwire, pois ela nem sempre aparece.

Nesse caso prático, das 210 avaliações feitas pelos clientes hotwire, eles decidiram mostrar 43. Porém, em regra, os comentários dos não aparecem. Já reparei que, como tenho cadastro no hotwire, recebo algumas propagandas deles. Às vezes, quando clico nos links enviados por e-mail e faço pesquisa de hotéis, os comentários aparecem. Mas, isso é aleatório!

Vejam mais alguns comentários:

Viajaromundo_Hotwire_3

Pela pesquisa que havia feito, tinha quase certeza de qual hotel seria. E, se fosse aquele hotel, o preço estaria bem interessante. Então, decidi arriscar!

Logo após efetuar a compra, a seguinte tela apareceu:

Viajaromundo_Hotwire_4

É nesse momento que descobrimos o nome do hotel. Minha suspeitas foram confirmadas e acertei qual era o hotel em cheio!

Para verificar se o desconto anunciado, de 47%, era real, fiz uma pesquisa e o menor preço que encontrei para o mesmo período foi o seguinte:

Viajaromundo_Hotwire_5

Os mais observadores devem ter reparado – na penúltima imagem – que fiz meu pagamento pelo paypal. Para fixar o câmbio e evitar surpresas na hora de pagar a fatura do cartão de crédito, decidi utilizar o sistema de conversão do paypal e efetuar o pagamento em reais. Sendo assim, o valor da compra foi de R$ 1.023,69 (sem considerar o IOF). Ou seja, o desconto real foi de 30,3%.

Se acrescentarmos o iof de 6,38% – cobrado pela compra no exterior -, o valor sobre para R$ 1.089,00 e o desconto real cai para praticamente 26%. De qualquer maneira, o valor do desconto foi bem razoável.

Pessoal, o hotwire pode ser uma ferramenta poderosa para reduzir os custos de hospedagem da sua viagem. Porém, é muito importante pesquisar bastante antes de fechar um hotel por meio desse site.

Dica importante para concluir o relato!

Como falei rapidamente acima, utilizar o paypal para efetuar o pagamento da sua reserva pode ser uma boa. Desde que o câmbio ficou instável e com tendência de alta, paguei todas as minhas reservas pelo paypal e em reais.

Apesar de não ser possível evitar o IOF de 6,38% e de a cotação do dólar utilizada pelo Paypal ser um pouco maior que a utilizada pelos cartões de crédito, a vantagem é fixar a taxa de câmbio e não ter surpresas quando for pagar o cartão de crédito.

 

Espero que vocês aproveitem as informações deste post para economizar bastante nas suas viagens!

Se restou alguma dúvida ou curiosidade, deixei seu comentário no espaço abaixo!

Deixe sua opinião, seu comentário ou dúvida!

Para ficar sempre atualizado, cadastre seu e-mail na nossa newsletter!

Clique nesse link e confira diversas avaliações de hotéis pelo Brasil e pelo mundo!

Aproveite para curtir nossa página no Facebook e para nos seguir no Instagram.

Veja também minhas contribuições no tripadvisor e meu canal no Youtube.

Post Author
Viajaromundo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@viajaromundo

Confira mais fotos em nosso Instagam

Siga o nosso Instagram