Como emitir Bilhetes Delta pelo Smiles Gol (parte 2)

Como emitir Bilhetes Delta pelo Smiles Gol (parte 2)

No post de ontem, falei como utilizo o site da Delta para facilitar a busca de passagens no site do Smiles Gol.

Hoje vou continuar o post explicando para vocês como foi a emissão – caso real – dos meus bilhetes para Chicago.

Emissão Brasília – Chicago: caso real

Como falei anteriormente, meu interesse era viajar para Chicago, saindo de Brasília, na classe executiva da Delta.

Minha preferência era passar por Guarulhos para poder voar no Boeing 767 da Delta, pois o avião que faz o trajoto Brasília-Atlanta, até 25/10/2014, é um 757-200, com a classe executiva bem fraca.

Porém, devido a um problema no sistema do Smiles, que pretendo descrever em detalhes no próximo post, fui obrigado a fazer um stopover em Atlanta na ida e outro na volta. Minha viagem ficou com os seguintes trajetos:

O único voo que consegui saindo de Atlanta no dia 26/5/2014, feriado do Memorial Day, foi o DL 8819 para Indianápolis. O trecho entre Indianápolis e Chicago, de aproximadamente 320 km, foi feito de carro: um Mustang conversível.

Stopover

Como fui obrigado a fazer stopover, a emissão dos bilhetes não poderia ser feita diretamente no site do Smiles. Sendo assim, conforme exigência do próprio Smiles, fiz as pesquisas de disponibilidade de passagens para cada trecho no site do Smiles, anotei as informações (data, cidade de origem, cidade de destino e número do voo) e só depois telefonei para emitir as passagens. Os voos que encontrei foram os seguintes:

* Infelizmente, não guardei a cópia de tela do trecho Atlanta – Brasília (voo DL-221 do dia 1/6/14). Assim como no voo de ida, esse voo de volta também foi na classe executiva.

Uma das condições para a realização de um stopover é permanecer na cidade onde a parada é feita por, pelo menos, 24 horas. Por isso:

  • a decolagem do trecho ATL-IND possuía um intervalo maior que 24h em relação à previsão de chegada do voo DL-222 (BSB-ATL)
  • apesar de a cópia de tela não estar neste post, a decolagem do voo de volta ATL-BSB também só ocorreu mais de 24h depois do horário previsto para o pouso do voo ORD-ATL

Uma das vantagens do stopover é poder emitir os quatro techos BSB-ATL / ATL-IND / ORD-ATL / ATL-BSB pela quantidade de milhas necessária para voar os trechos BSB-ATL e ATL-BSB na classe executiva, ou seja, o custo total foi de 150.000 milhas**, e não 200.000 milhas (que seria a soma das quantidades de milhas necessárias se emitíssemos os quatro trechos separadamente para dois passageiros).

**Obs.: foram 75.000 para cada passageiro! Não posso deixar de repetir: hoje, com a nova tabela do smiles, seriam necessárias 340.000 milhas para essa mesma viagem!!! Essa mudança do Smiles foi lamentável.

A emissão dos bilhetes por telefone é tranquila, mas bem demorada! E, por incrível que pareça, o Smiles não oferece mais um número 0800 para realizar emissões. Sendo assim, para fazer a emissão por telefone é necessário telefonar para um número 0300 (ao custo de uma ligação local – quando feita de um telefone fixo).

Por outro lado, por se tratar de uma emissão de bilhetes que não pode ser feita pelo site, não há taxa para efetuar a emissão por telefone (nada mais lógico!).

No contato telefônico você precisar informar:

  • para cada trecho: cidade de origem, cidade de destino, data e número do voo
  • os nomes dos passageiros, datas de nascimento, número do documento…
  • dados do cartão de crédito para pagamento das taxas de embarque

No meu caso, como telefonei na madrugada de um domingo, a emissão dos bilhetes não foi feita na hora, a atendente só fez a reserva. Logo em seguida recebi um e-mail do endereço “smiles@varigrelacionamento.com.br” com a confirmação da reserva:

Confirmação da reserva

Após a emissão do bilhete, que foi feita na segunda-feira à tarde, recebi meu bilhete eletrônico também por e-mail:

Bilhete eletrônico

O total das taxas de embarque foi de R$ 272,00 para os dois passageiros, e o itinerário foi o seguinte:

Itinerário

De posse do código da reserva (nº da confirmação), entrei no site da Delta para escolher meus assentos e preencher os dados que estavam faltando. Para quem tem algum tipo de restrição alimentar, também é possível escolher o tipo de comida que será servida nos voos (ex.: comida sem glúten).

Gestão da viagem (fonte: pt.delta.com)

Após cumprir todas essas etapas e emitir meus bilhetes, restou-me terminar o planejamento da viagem e preparar as malas!

No próximo post, conforme prometido, vou explicar para vocês o problema no sistema do Smiles que me obrigou a fazer os dois stopovers em Atlanta e a viajar de Indianápolis até Chicago de carro!

 

E aí? O que você achou desse post?

Você já emitiu passagens para os EUA pela Delta utilizando o Smiles? Conte-nos sua experiência!

Participe com sua sugestão, opinião, deixando um comentário ou dúvida no espaço abaixo!

Para receber nossas atualizações, cadastre seu e-mail na nossa newsletter!

Aproveite para curtir nossa página no Facebook e para nos seguir no Instagram.

Veja também minhas contribuições no tripadvisor e meu canal no Youtube.

Post Author
Viajaromundo

Comments

7 Comments
  1. Publicado por
    Marcelo Gomes da Silva
    ago 19, 2014 Reply

    Olá Leo! Comprei passagens da Delta para viajar para os Estados Unidos entre janeiro e fevereiro de 2015. Vou visitar Nova York, Orlando e Miami. Minha partida será de Brasília, já com o novo Boeing 767-300. Pretendo acumular as milhas dos voos no Smiles. Porém, recentemente visitei o site da Delta e percebi que fizeram alterações no programa SkyMiles. Agora o acúmulo será por valor pago, e não por milhas voadas. Acho que seria interessante um post sobre isso, pois acredito que essa mudança vai afetar também o acúmulo no Smiles. Para ter uma ideia, pelos voos que farei, se o acúmulo fosse por milhas voadas, receberia um total de 11.590 milhas (BSB-ATL, ATL-MIA, MIA-JFK, LGA-MCO, MIA-ATL e ATL-BSB). Com o acúmulo por valor (a Delta informa 5 milhas por dólar), receberei apenas 4.145 milhas. Uma redução de 65%, infelizmente. Ainda estou tentando entender isso bem. Com um post esclarecendo, seria melhor. Entrei em contato com a Gol, mas me deram uma resposta evasiva, mencionado apenas a forma atual, que vale até o fim deste ano. Obrigado pela atenção e parabéns pelas ótimas postagens!

    • Publicado por
      viajaromundo
      ago 19, 2014 Reply

      Boa noite, Marcelo!
      Tudo bem?
      Primeiramente, gostaria de agradecer sua participação.
      O acúmulo de milhas no Smiles em decorrência de voos pela Delta, nas regras atuais, que estão vigentes até 31/12/2014, depende da classe do voo, da classe da reserva e do seu status no Smiles.
      Ex.: Bilhetes na classe econômica com classes de reserva Y, B, M, S, H, Q, K, L, U, T, X, V, E acumulam 100% das milhas voadas e ganham o bônus correspondente ao status no Programa Smiles (podendo ser de até 100% para clientes Smiles Diamante).
      As mudanças anunciadas pela Delta no programa SkyMiles, que entrarão em vigor a partir de 1/1/2015, levam a crer as regras para acúmulo de milhas no programa Smiles relativos a voos pela Delta realmente vão mudar.
      Porém, as regras ainda não foram definidas. No site do Smiles só estão disponíveis as regras para voo realizados até 31/12/2014. No site da Delta há a informação de que as regras para acúmulo a partir de 1/1/2015 serão divulgadas ainda neste ano.
      Sugiro que você aguarde um pouco mais e deixe para definir onde acumulará suas milhas quando todas as informações forem disponibilizadas pela Cias aéreas.
      Espero que o blog viajaromundo.com esteja sendo útil para você.
      Continue participando.
      Abraço!

      • Publicado por
        Marcelo Gomes da Silva
        ago 20, 2014 Reply

        Muito obrigado pela atenção! Acho que o melhor é aguardar mesmo. Com certeza o blog está sendo muito útil. Acabei de descobri-lo e já o visito todos os dias.

        Um abraço!

        • Publicado por
          viajaromundo
          ago 21, 2014 Reply

          Valeu, Marcelo!
          Fico feliz que esteja gostando do blog!
          Abraço!

  2. Publicado por
    FALHA no sistema GOL – Smiles de emissão de Bilhetes de Companhias Aéreas Parceiras | Viajaromundo.com
    ago 22, 2014 Reply

    […] comentei nos posts sobre emissão de passagem da Delta pelo Smiles Gol (parte 1 e parte 2), já há algum tempo, observei uma falha no sistema de emissão de bilhetes das companhias aéreas […]

  3. Publicado por
    Como emitir bilhetes Air France pelo Smiles Gol (parte 1) | Viajaromundo.com
    ago 28, 2014 Reply

    […] Pessoal, assim como fiz no post sobre emissão de bilhetes da Delta pelo Smiles Gol, para não deixar o post muito longo, vou deixar o relato do meu caso real para o próximo post. […]

  4. Publicado por
    Como emitir bilhetes Air France pelo Smiles Gol (parte 2) | Viajaromundo.com
    set 1, 2014 Reply

    […] falei no post da Delta, a emissão com parada intermediária não pode ser feita diretamente no site do Smiles GOL. A […]

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@viajaromundo

Confira mais fotos em nosso Instagam

Siga o nosso Instagram