Como emitir bilhetes Air France pelo Smiles Gol (parte 2)

No último post, expliquei como utilizo o site da Air France para facilitar a busca de passagens no site do Smiles Gol.

Hoje vou continuar o post explicando para vocês como foi a emissão – caso real – dos meus bilhetes para a França e para a Espanha, com parada intermediária e utilizando a regra 4: combinando econômica com executiva. Sim, essa regra já funcionou um dia!!!

Emissão do bilhetes BSB – GRU – CDG / CDG – MAD e LYS – CDG – GRU – BSB: caso real

Essa viagem era muito esperada! Durante anos planejávamos voltar à França, mas sempre adiávamos os planos.

Morei na França durante quatro anos e, quando emiti essas passagens aéreas, quase 8 anos já haviam se passado desde que voltei para o Brasil sem jamais retornar para aquele belo país.

Em março de 2013, fiz uma pesquisa de disponibilidade de passagens para Paris, para voar em dezembro daquele ano. Para a ida encontrei voos na executiva, mas para a volta só consegui voos na econômica, infelizmente.

Ademais, no ano passado, o sistema Smiles Gol funcionava corretamente e era possível combinar voos na classe econômica com voos na classe executiva em um mesmo bilhete! A famosa regra número 4, da qual falei em um post anterior, fuincionava. Sendo assim, após várias pesquisas, decidi pelos seguitnes trajetos:

  • Ida: Brasília – Guarulhos (econômica) + Guarulhos – Paris (executiva) + parada intermediária + CDG – Madrid (executiva)
  • Volta: Lyon – Paris – Guarulhos – Brasília (econômica).

Pessoal, desculpem-me por insistir nesse assunto, mas, como vocês podem ver, consegui combinar o voo nacional Brasília – Guarulhos, que é – obrigatoriamente – na classe econômica, com dois voos na classe executiva GRU – CDG e CDG – MAD. Como falei no início do post anterior, isso demonstra que a falha identificada no sistema do Smiles GOL realmente existe!

Essa emissão me custou 262.500 milhas (correspondente a 3 passageiros):

  • Ida: BSB – GRU (econômica) + GRU – CDG (executiva) + parada intermediária + CDG – MAD (executiva): 52.500 x 3 = 157.500 milhas
  • Volta: LYS – CDG + CDG – GRU + GRU – BSB (econômica): 35.000 x 3 = 105.000 milhas

Após a mudança na tabela de emissão do Smiles GOL, essa mesma viagem custaria 360.000 milhas! Lamentável…

Parada intermediária (Stopover)

Nessa viagem, aproveitei para fazer uma parada intermediária em Paris (de graça!). Fiquei alguns dias em Paris e depois continuei minha viagem até Madrid. Nunca é demais lembrar que as paradas intermediárias são uma ótima maneira de maximizar os benefícios de se emitir passagens com milhas!

Como falei no post da Delta, a emissão com parada intermediária não pode ser feita diretamente no site do Smiles GOL. A emissão deve ser feita por telefone e para telefonar para a central do Smiles GOL é importante ter em mãos:

  • para cada trecho: cidade de origem, cidade de destino, data e número do voo
  • os nomes dos passageiros, datas de nascimento, número do documento…
  • dados do cartão de crédito para pagamento das taxas de embarque

Logo após efetuar a reserva por telefone, recebi um e-mail do endereço “smiles@varigrelacionamento.com.br” com a confirmação da reserva. No dia seguinte, recebi os bilhetes eletrônicos também por e-mail.

De posse do código da reserva, entrei no site da Air France para escolher meus assentos e preencher os dados que estavam faltando. Para quem tem algum tipo de restrição alimentar, também é possível escolher o tipo de comida que será servida nos voos (ex.: comida sem glúten).

Visualização da reserva no site da Air France

Após cumprir todas essas etapas e emitir meus bilhetes, preparei minha viagem com bastante calma! Foram 26 dias de viagem, várias cidades para visitar, hotéis para reservar, passeios para programar, trajetos internos para organizar… Muito trabalho pela frente!

Espero que vocês tenham gostado das dicas! Em breve farei mais relatos sobre essa viagem!

E aí? O que você achou desse post?

Você já emitiu passagens para a Europa pela Air France utilizando o Smiles? Conte-nos sua experiência!

Participe com sua sugestão, opinião, deixando um comentário ou dúvida no espaço abaixo!

Para receber nossas atualizações, cadastre seu e-mail na nossa newsletter.

Aproveite para curtir nossa página no Facebook e para nos seguir no Instagram.

Veja também minhas contribuições no tripadvisor e meu canal no Youtube.

Post Author
Viajaromundo

Comments

10 Comments
  1. Publicado por
    Curiosidades: GOL 1687 / Brasília – Guarulhos | Viajaromundo.com
    set 4, 2014 Reply

    […] fazer esse post para mostrar algumas curiosidades com as quais me deparei na primeira etapa da minha viagem para Madrid: o voo GOL 1687 que liga Brasília a […]

  2. Publicado por
    Como é voar na Classe Executiva da Air France – Boeing 777-300 | Viajaromundo.com
    set 8, 2014 Reply

    […] emiti minhas passagens com muitos meses de antecedência, pesquisei bastante para escolher os melhores assentos da classe executiva. Procurei fotos, li […]

  3. Publicado por
    Paulo
    set 27, 2015 Reply

    Veja se pode me ajudar, por favor. No meu caso, a passagem sai do Brasil dia 23/12/15 e chega em Paris dia 24/12/15 pela Air France. Pesquisei o trecho separado Paris > Barcelona e havia disponibilidade na econômica por 30mil milhas no dia 28/12. Ao ligar na central Smiles para requisitar stopover em Paris do dia 24 até 28 e depois continuação para Barcelona, atendente disse que não havia disponibilidade. Que para fazer a continuação do stopover, deveria ter o mesmo voo do Brasil até Paris no dia 31/12 (que não tem). Desliguei, liguei de novo, o outro atendente disse que não dava porque essa é como se fosse uma Econômica Premium. Que é pra achar econômica de trechos a 12500 milhas que aí funciona.

    E agora? Quais são as regras de verdade? Você sabe informar se tem essa diferença mesmo dos trechos internos de 30k milhas ou 12,5k milhas?

    Obrigado

    • Publicado por
      Viajaromundo
      set 27, 2015 Reply

      Boa tarde, Paulo.

      Essa sua dúvida é delicada.

      O Smiles mudou muito nos últimos tempos e mudou para pior.

      As regras ficaram piores e não são claras. Antes todas as regras estavam listadas no site deles, mas eles tiraram as informações do ar.

      Acho um absurdo eles falarem o que te falaram. O que o primeiro atendente falou não tem a menor lógica. E, o que o segundo falou não faz o menor sentido. Premium Economy é uma classe que nem existe nos voos entre Paris e Barcelona. E achar passagens da Air France pela quantidade “correta” de milhas no Smiles é uma missão quase impossível.

      Sugiro que você tente mais uma vez. Se for negado, solicite o endereço do site do smiles no qual está escrita a regra que não permite a emissão.

      Como eles não devem ter essa informação, sugiro que você faça uma reclamação detalhada no https://www.consumidor.gov.br relatando, inclusive, que não há regras no site do Smiles.
      Espero que você consiga emitir as passagens e não precise fazer a reclamação.
      Mantenha-nos informados!

      • Publicado por
        Paulo
        set 28, 2015 Reply

        Antes de ligar novamente eu resolvi fazer uma pesquisa para outras cidades da Europa e encontrei dia 30/12 de Paris para Amsterdã por 20mil milhas. Não eram as 12,5mil que falaram no outro atendimento porém era menor que os 30mil do trecho para Barcelona.
        Desta forma, a viagem ficaria: 23/12/15 REC > GIG > CDG > stopover 30/12/15 > CDG > AMS.
        Sendo que REC > AMS não tinha nenhum dia, nem dia 23/12 nem dia 30/12. E REC > CDG só tinha dia 23/12.

        Liguei no Smiles mais algumas vezes. Do total de ligações feitas, apenas no quinto atendente é que funcionou. No início da conversa ela disse a mesma coisa que os outros sobre ter que encontrar Recife > Amsterdã no dia da ida e no dia do stopover. Depois de muita discussão e argumentação ela encontrou a opção que emitia conforme eu havia solicitado e deu certo. Pegou todas as informações pessoais e emitiu do jeito que eu queria a princípio. Mas foi bem difícil. A viagem custou 50mil pontos+R$240 de taxa de embarque.

        Obrigado pela ajuda!

        • Publicado por
          Viajaromundo
          set 28, 2015 Reply

          Obrigado pelo retorno, Paulo!
          Que luta para conseguir emitir as passagens!!
          Sempre utilizei o Smiles, mas estou segurando as milhas do cartão de crédito e pensando em transferir para outro programa. O Smiles está realmente difícil de usar…
          E a volta, você já emitiu?
          Abraço!

          • Publicado por
            Paulo
            set 28, 2015

            Já sim. Retorno no dia 22/01 saindo de Barcelona para Recife. 50mil pontos também, porém sem stopover na América do Sul hehe

            Smiles está muito complicado.. consegui duas passagens de UDI > MVD indo dia 25/09 agora e retornando 29/09 por 20mil ida e volta (10mil por pessoa)+taxas e infelizmente não consegui ir por conta do trabalho. Queria reagendar mas TODOS os trechos até o ano que vem estão 40mil ida e 40mil volta. Impossível!
            Acho que nunca mais verei trechos neste preço.. uma pena que não pude aproveitar.

          • Publicado por
            Viajaromundo
            set 28, 2015

            Show!
            O ideal é emitir ida e volta junto, pois, nesse caso, você consegue fazer stopover na Europa na ida de na volta.
            Pena sobre a viagem para MVD…. o valor que você tinha conseguido estava muito bom!
            Boa viagem!

          • Publicado por
            Paulo
            set 29, 2015

            Eu sei, o problema é que na sexta a gente estava com ZERO milhas. Aí fizemos um rolo pra conseguir tudo. Primeiro compramos 10mil milhas em uma conta e ganhamos 15mil de bônus, ficando com 25mil (promoção compre 2 leve 5). Saindo R$28/1000milhas. Depois transferimos para outra conta (promoção transfira e receba em dobro). Ficamos com 50mil na conta atual e 25mil na conta que recebeu a transferência saindo R$25/1000milhas. Depois 25mil de volta pra primeira conta, a segunda conta ficou com 50mil e a primeira com 50mil.
            Com as duas contas com 50mil, emitimos a ida por uma conta e a volta por outra. Por isso não deu para fazer a emissão de ida e volta junto, porém a viagem saiu por R$2650+taxas indo e voltando de Air France. Quando na verdade no site da Air France os mesmos voos e datas SEM STOPOVER estão por R$5200+taxas.
            Além do que você falou, comprar separado também perde o direito de voltar com duas malas de 32kg para 2 malas de 23kg.

            Além desses trechos, ainda deu pra aproveitar duas passagens da Alitalia de AMS>FCO por 12.500 milhas cada (saindo a R$325 cada), no dia 02/01, sendo que no site da Alitalia as mesmas passagens para esta data custam R$761.

            Eu sei que o Smiles está cada dia pior, porém para uma viagem de final de ano que costuma ser muito mais cara, valeu a pena (não podemos esquecer da trabalheira que deu).

          • Publicado por
            Viajaromundo
            set 29, 2015

            Mais uma vez, obrigado pelo relato detalhado, Paulo!
            Essas ginásticas são comuns nos programas de milhagem. Mas, quando são feitas com sabedoria, compensa!! Parabéns!
            Esse detalhe do peso da bagagem é importante! Se bem que nesses tempos de dólar e euro nas alturas, 2 malas de 23 kg já resolve!
            Boa viagem!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@viajaromundo

Confira mais fotos em nosso Instagam

Siga o nosso Instagram