Voos da Avianca Brasil emitidos com milhas TAP, o que fazer?

Você tem passagens para o exterior, emitidas com milhas TAP, em bilhetes com voos cancelados da Avianca Brasil e agora quer saber o que fazer?

Você está se perguntando: Será que vou perder todo o meu bilhete? Será que vou conseguir viajar? O que a TAP vai me oferecer?

Hoje trago dois casos concretos e algumas dicas preciosas para você resolver esse problema com tranquilidade.

Confira!

1. Introdução

Dessa vez gravei um vídeo com as informações que quero compartilhar com vocês. Além do vídeo, escrevi este post com as principais informações. Espero que vocês gostem!

Deixem seus comentários no final do post dizendo o que acharam da novidade e das dicas do post!

2. O vídeo: Voos da Avianca Brasil emitidos com milhas TAP, o que fazer?

Para facilitar, vou começar com o vídeo. Aproveite para curtir, deixar seus comentários e seguir nosso canal no Youtube.

Daqui para frente, o post traz conteúdo bem semelhante ao do vídeo.

3. O texto: Voos da Avianca Brasil emitidos com milhas TAP, o que fazer?

No vídeo acima, trouxe informações de dois casos concretos para que vocês entendam como a TAP está tratando os bilhetes emitidos com milhas TAP Miles&Go que tenham voos cancelados da Avianca Brasil.

3.1. Entendendo o problema

Utilizar milhas TAP Miles&Go para emitir passagens internacionais, sobretudo na Classe Executiva para a América do Norte, tem sido uma ótima opção.

Ocorre que muitas pessoas emitiram passagens para o exterior com milhas da TAP junto com trechos nacionais da Avianca Brasil, a única parceira Star Alliance que operava voos nacionais. Com a crise que a Avianca Brasil tem vivido, quase todos os seus voos foram cancelados e os trechos nacionais ficaram indisponíveis. Essa situação deixou muitos clientes apreensivos, sem saber como a TAP resolveria essa questão.

Obs.: escrevi um post que fala sobre esse tipo de emissão e os principais riscos associados.

3.2. Primeiro caso concreto

O primeiro caso concreto é o meu.

Emiti passagens para a América do Norte com milhas da TAP e o primeiro trecho era em um voo da Avianca Brasil. Como esse voo foi cancelado, liguei para a TAP para saber como eles iriam resolver a situação.

A atendente pesquisou opções de voos em outras cias aéreas. Primeiro da Azul, parceira da TAP, mas não encontrou voos disponíveis. Em seguida, ela me ofereceu um voo da Gol. Mas, como imaginava que a Avianca cancelaria o voo, já tinha comprado passagens no mesmo voo da Gol que a TAP me ofereceu. Por isso, bastou pedir para a TAP retirar o voo da Avianca Brasil da reserva e pronto! Meu caso foi fácil de resolver.

3.3. Segundo caso concreto

O segundo caso concreto é de um amigo e seguidor aqui do blog.

Ele vai, com a esposa e a filha, para os EUA pela United e os bilhetes deles tinham passagens de ida entre Brasília e São Paulo e de volta entre São Paulo e Brasília pela Avianca Brasil.

Ele ligou para a TAP e a história foi parecida com a minha, só que a TAP não encontrou voos entre Brasília e São Paulo no mesmo dia da viagem dele. Por isso, a TAP ofereceu voos da Gol no dia anterior. E para piorar, como não havia três assentos disponíveis no mesmo voo no dia anterior, meu amigo vai viajar em um voo sozinho e a esposa vai com a filha no voo seguinte.

Resumindo, eles vão em voos separados da Gol e terão de passar uma noite em São Paulo.

Na volta, a TAP conseguiu colocá-los no mesmo voo, no mesmo dia que eles chegarão dos EUA. Menos mal.

3.4. Alguns alertas!!!

3.4.1. E os gastos com o dia extra em São Paulo?

Após ler o segundo caso concreto, você deve estar se perguntando: e quem vai arcar com as despesas que o seu amigo vai ter no dia extra em São Paulo??

Essa foi a pergunta que ele fez para o atendente da TAP. O atendente da TAP disse que é para ele guardar todos os comprovantes dos gastos que tiver e mandar por e-mail, para a TAP reembolsar posteriormente. Ele perguntou sobre a possibilidade de receber algum voucher para não precisar desembolsar o dinheiro, mas o atendente disse que não seria possível.

Fiquei pensando… para responder um e-mail meu, a TAP costuma levar quase dois meses, imagine para reembolsar todo mundo que está nessa situação!!

3.4.2. E a franquia de bagagem?

Outro ponto importante é a franquia de bagagem. Quando a TAP emite passagens pela Azul ou pela Gol para substituir as passagens da Avianca Brasil, as passagens ficam em bilhetes separados do bilhete original com o voo internacional. Sendo assim, se a passagem for emitida com a tarifa básica, você não terá direito a despachar bagagem (pelo menos nas regras de hoje).

No meu caso, eu e minha esposa temos status alto no Programa Smiles e teremos franquia de bagagem suficiente, mas o caso do meu amigo é diferente. Ele é cliente Smiles “básico” e não tem direito a despachar malas por conta do status. Por isso, antes dele telefonar para a TAP, falei para ele ficar atento a essa questão da franquia de bagagem. E o alerta foi muito importante! O atendente da TAP não tinha pensado nisso e, depois do meu amigo exigir passagens com direito a duas malas despachadas, o atendente falou que iria providenciar. Como a TAP ainda não mandou os bilhetes, não sabemos se eles realmente dão direito a duas malas. Assim que tiver a informação, atualizarei o post.

Então fica a dica: lembre-se de pedir para a TAP emitir passagens nacionais com a mesma franquia de bagagem dos voos internacionais!

4. Conclusão

Espero que o vídeo e este post tenham sido úteis para esclarecer dúvidas que têm deixado vários leitores preocupados!

Se você tiver passado por esta situação e quiser compartilhar sua experiência, deixe seu comentário aqui no blog!

Fique atento, cadastre seu e-mail na nossa newsletter e fique sempre atualizado!

Está pensando em alugar um carro na sua próxima viagem? Clique no banner abaixo e aproveite ótimos preços!

Leia também nossos posts sobre as mais diversas companhias aéreas!

Air France       American Airlines       Austrian Airlines      Avianca Brasil

Air Canada      Air Canada Rouge    Azul     British Airways       Delta Airlines  

Easyjet    Garuda     Gol      KLM     Latam     TAP     United

Clique aqui e aproveite para conferir nossos posts sobre diversas Salas VIP pelo mundo!

Aproveite para curtir nossa página no Facebook e para nos seguir no Instagram.

Veja também minhas contribuições no tripadvisor e nosso canal no Youtube.

Post Author
Leonardo Sousa

Comments

2 Comments
  1. Publicado por
    Realocado
    jun 5, 2019 Reply

    Olá! Você descreveu bem a minha situação no item 3.3. Acompanho o blog há bastante tempo, e, graças às suas dicas, consegui as passagens para os EUA pela TAP.

    Acontece que, com o cancelamento dos voos da Avianca, a TAP me realocou em voos da Gol. Por ter lido aqui no blog, lembrei de pedir que os bilhetes Gol tivessem duas bagagens incluídas.

    Porém, as bagagens não aparecem no localizador da Gol (localizador nacional)! Isso porque o voo tem um localizador TAP e outro Gol. O mesmo voo tem dois localizadores. Acho que daí vem a confusão. O cliente precisa pedir para que seja incluída uma observação, pela Gol, nos bilhetes, lembrando que existem as bagagens inclusas no voo.

    Quem passar por essa situação deve ficar atento para pedir à TAP a inclusão das duas bagagens, e depois pedir à Gol que inclua a observação na reserva.

    Abraço

    • Publicado por
      Leonardo
      jun 5, 2019 Reply

      Obrigado por acompanhar o blog e por compartilhar sua experiência!
      Essa questão da franquia de bagagem é crucial!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@viajaromundo

Confira mais fotos em nosso Instagam

Siga o nosso Instagram