Como é voar na Economy Comfort do 787 da KLM (Rio – Amsterdã)

Hoje conto para você como é voar na Economy Comfort do 787 Dreamliner da KLM na rota Rio de Janeiro – Amsterdã. Confira!

Voo KL 706: Rio de Janeiro (GIG) – Amsterdã (AMS)

25/9/2016

Classe Economy Comfort

1. Introdução

Depois de conhecer três Salas VIP (Express Club Pier Sul do Aeroporto de Brasília, Sala VIP Smiles Air France – KLM e Plaza Premium Lounge Internacional do Aeroporto do Galeão) e voar de Brasília para o Rio com a LATAM, chegou a hora de fazer o primeiro voo internacional da minha volta ao mundo.

Para você já ficar sabendo o que te espera, pois as avaliações de todos os voos estarão aqui no blog, confira o mapa dos voos que farei nessa viagem:

Voos da volta ao mundo. Blog Viajar o Mundo
Voos da volta ao mundo



2. O Boeing 787-9 Dreamliner da KLM

Quando decidi fazer essa viagem, um dos meus objetivos era gastar minhas milhas Flying Blue que venceriam em dezembro deste ano (2016). Minha escolha natural seria a Air France passando por Guarulhos. Porém, optei pela KLM para conhecer o Boeing 787-9 Dreamliner e, por isso, tive de passar pelo aeroporto do Galeão.

Além das características relacionadas com a sustentabilidade, como a eficiência de combustível, que são extremamente importantes, o que sempre me chamou a atenção no 787 foi a promessa de sensação de bem-estar: “pressão mais agradável na cabine permite que o corpo absorva 8% a mais de oxigênio no sangue, o que proporciona mais energia e maior bem-estar para o passageiro, otimização do ar da cabine faz com que a chegada seja mais serena e a redução do ruído na cabine do avião torna o voo mais tranquilo”, entre outros. Por isso, viajei atento a essas características.

2.1. Características do Boeing 787 da KLM

A configuração do Boeing 787-9 Dreamliner da KLM no qual voei (PH-BHH, com apenas um mês de uso), era a seguinte:

  • 30 assentos na Classe Executiva com 107 cm (42 polegadas) entre eles e 51 cm (20,25 polegadas) de largura
  • 48 assentos na Economy Comfort com 89 cm (35 polegadas) entre eles e 44,5 cm (17,5 polegadas) de largura
  • 216 assentos na Classe Econômica com 79 cm (31 polegadas) entre eles e 44,5 cm (17,5 polegadas) de largura

Na foto abaixo é possível ver o mapa de assentos da área que vai da fileira 10 à 25:

Economy Comfort do 787 da KLM
Mapa de assentos

A imagem acima mostra os 48 assentos da Economy Comfort, os 27 assentos preferenciais e os 63 primeiros assentos da classe econômica. O layout é 3-3-3.

Para quem ficou curioso:

  • Os assentos preferenciais são idênticos aos da classe econômica, o que os torna “preferenciais” e o fato de estarem localizados na parte dianteira da aeronave.
  • Os assentos com espaço extra para as pernas (extra legroom) são os localizados na saída de emergência: assentos 30A, 30B, 30C, 30H, 30J e 30K. Eles podem ser vistos na próxima imagem.

A imagem a seguir mostra a segunda parte da classe econômica que conta com: 6 assentos com espaço extra para as pernas localizados na saída de emergência e 123 assentos da classe econômica:

Assentos do Boeing 787-9 da KLM
Mapa de assentos

A imagem acima também mostra os valores para reservar assentos com antecedência. A KLM, assim como a Air France, cobra para reservar qualquer assento da cabine, inclusive os assentos “padrão” da classe econômica. O valor acima está em reais e varia de acordo com o câmbio, já que os valores são definidos em euros. Se você deixar para reservar seu assento somente no momento do check-in online (30 horas antes do voo), não será necessário pagar pelos assentos “padrão” da classe econômica.

Curiosidade: Se você quiser fazer uma visita virtual nas cabines do Boeing 787-9 Dreamliner da KLM, clique na imagem abaixo para ser redirecionado para o site da cia aérea holandesa:

visita_virtual_klm787-9

2.2. Aquisição do assento da Economy Comfort do 787

Como emiti meus bilhetes na classe econômica, fiquei de olho na disponibilidade de assentos e avaliando se compensaria pagar pelo bilhete na Economy Comfort. O layout 3-3-3 não é muito agradável para quem está viajando sozinho, gosta de viajar na janela e tem o costume de se levantar várias vezes durante o voo.

Aguardei a abertura do check-in on-line, no sábado, e decidi pagar pelo assento 10K, o primeiro da Economy Comfort – sem assento na frente – e na janela. Será que compensou?

Observação: como a opção de pagamento por assentos não estavam disponível no site da KLM Brasil, tive fazer a compra pelo site da KLM/EUA e efetuar o pagamento em dólares, com IOF de 6,38%.

3. Minha experiência no Boeing 787-9 Dreamliner da KLM

3.1. A Classe Economy Comfort do 787 da KLM

A primeira impressão ao entrar no Boeing 787-9 foi boa: aeromoças muito simpáticas e aeronave novinha!

A foto abaixo mostra os assentos 10H, 10J e 10K, este último foi o assento que escolhi!

Assentos 10H, 10J e 10K
Assentos 10H, 10J e 10K

A foto abaixo mostra a primeira parte da Classe Econômica:

Classe Econômica Boeing 787-9 KLM (parte da frente)
Classe Econômica Boeing 787-9 KLM (parte da frente)

Abaixo uma foto que mostra os assentos da Classe Economy Comfort.

Assentos Economy Comfort Boeing 787-9 KLM
Assentos Economy Comfort Boeing 787-9 KLM

Aproveitei para tirar uma foto do espaço para as pernas dos assentos que ficam na saída de emergência. Observe que o assento da janela tem menos espaço para as pernas!

Espaço para as pernas - assentos da saída de emergência
Espaço para as pernas – assentos da saída de emergência

Quando finalmente decidi ir para meu assento, veio a surpresa: o espaço para as pernas não era tão bom quanto eu imaginava, justamente por conta da “parede” em frente ao assento!

Assento 10K: pegadinha para quem é alto
Assento 10K: pegadinha para quem é alto

Com 1,87 m de altura, o espaço para as pernas acaba sendo pequeno, pois os pés ficam limitados pela parede. Se houvesse um assento à frente, seria possível esticar mais as pernas aproveitando o espaço abaixo do assento.

O espaço para sair do assento para ir ao banheiro ou esticar as pernas é bem limitado. Graças a Deus, o assento ao meu lado estava vazio e só tive de incomodar um passageiro cada vez que me levantei.

Observação importante: Os assentos da primeira fileira, assim como os da saída de emergência, são um pouco mais estreitos, pois tanto a mesinha quanto a tela do sistema de entretenimento ficam embutidas no braço do assento. Na foto abaixo, mostro os comandos do assento e a trava para liberar – release – a tela do sistema de entretenimento.

Braço do assento 10K da Economy Comfort do 787 da KLM
Braço do assento 10K da Economy Comfort do 787 da KLM

Outra observação importante: a localização dos comandos do assento foi mal pensada. Eles são facilmente ativados quando nos mexemos no assento, principalmente o da luz de leitura individual. Isso aconteceu comigo e com o colega que estava no assento do corredor algumas vezes durante o voo.

Resumindo: para mim, não compensou pagar pelo assento 10K da Economy Comfort. Meu conselho para quem é mais alto e se levanta bastante durante o voo é abrir mão da janela e escolher um assento padrão de corredor, localizado na parte central da aeronave.

Antes que eu me esqueça, os assentos possuem tomadas abaixo do assento e à direita.

3.2. O sistema de entretenimento

O sistema de entretenimento é um ponto forte do Boeing 787-9 Dreamliner da KLM. Além das várias opções de filmes, séries, músicas e jogos, a tela tem um tamanho bom, a imagem é de ótima qualidade e o sistema touch screen funciona bem.

Sistema de entretenimento - Boeing 787 da KLM
Sistema de entretenimento

Na sessão “meu voo” é possível obter várias informações sobre a viagem e imagens de vários ângulos do avião:

Sistema de entretenimento - Meu Voo
Sistema de entretenimento – Meu Voo
Sistema de entretenimento - Meu Voo
Sistema de entretenimento – Meu Voo

O grande problema é a qualidade dos fones de ouvido oferecido pela KLM. Tentei assistir um filme utilizado o fone e era muito difícil escutar alguma coisa. Felizmente, levei meus fones de ouvido noise-canceling!

Fones de ouvido - KLM Boeing 787
Fones de ouvido

3.3. O serviço de bordo

O serviço de bordo da Economy Comfort é exatamente o mesmo da Classe Econômica e começou logo após a decolagem com uma bebida e castanhas.

Bebida e castanhas para começar
Bebida e castanhas para começar

O jantar foi servido pouco tempo depois. Escolhi frango e recebi “alguma coisa de frango” que não consegui identificar e não estava muito saboroso:

Jantar - fraco
Jantar

Depois do jantar foi aquela luta para tentar dormir um pouco. Como tenho dificuldades para dormir em avião, fui alternando cochilos e filmes…

Filme durante a noite
Filme durante a noite

Pouco mais de uma hora antes do pouso, começaram a servir o café da manhã. Que, mais uma vez, deixou a desejar.

Café da manhã
Café da manhã

Logo depois, as comissárias recolheram o lixo e nos preparamos para o pouso em Amsterdã!

Aproximando-se de Schiphol
Aproximando-se de Schiphol

4. Conclusão

Como falei no início do post, escolhi voar com a KLM porque precisava utilizar minhas milhas Flying Blue e ainda não tinha voado no Boeing 787. Como sempre via a marca da KLM associada à da Air France, tinha uma certa expectativa com relação à companhia holandesa. Essa expectativa foi um pouco frustrada, porém, o serviço oferecido condiz com a classificação da KLM World Airline Awards: 24ª posição, 10 atrás da Air France.

Os pontos fortes foram a cordialidade das comissárias de bordo e a aeronave nova!

Os pontos fracos foram: as refeições, os fones de ouvido, o espaço para as pernas no assento 10K e o nível de ruído na cabine.

Quanto ao Boeing 787-9 Dreamliner, não percebi muita diferença de bem-estar e o nível de ruído na cabine era tão elevado quanto ao de um Boeing 777 ou um Airbus A330 (aeronaves nas quais voei nessa mesma viagem).

Por fim, como mencionei nesse post, achei que não compensou pagar pelo assento 10K da Economy Comfort. A classe não oferece nem embarque prioritário, nem acesso à Sala VIP e o serviço de bordo é o mesmo da Classe Econômica. A diferença está somente no espaço maior para as pernas, na maior reclinação do assento e na localização dos assentos, na parte dianteira da aeronave, logo depois da classe executiva.

Minha nota para essa experiência com a KLM é 6,0/10!

Confira nosso vídeo resumindo a experiência:

Espero que você tenha gostado desse primeiro post sobre a KLM. Em breve falarei sobre minha experiência no voo entre Amsterdã e Kuala Lumpur, na Classe Econômica do Boeing 777 da KLM!

Você pode ler nossos demais posts sobre a KLM clicando nos links abaixo:

Como é voar na Economy Comfort do A330 da KLM (Fortaleza – Amsterdã)

Como é voar na Classe Econômica do Boeing 777 da KLM (Amsterdã – Kuala Lumpur)

Sala VIP KLM Crown Lounge Amsterdam Schiphol

Fique atento, cadastre seu e-mail na nossa newsletter e fique sempre atualizado!

Está pensando em alugar um carro na sua próxima viagem? Clique no banner abaixo e aproveite ótimos preços!

P.S.: Essa viagem contou com o apoio da Global Travel Assistance (GTA), que me ofereceu a assistência viagem Euro Maxx!

Leia também nossos posts sobre as mais diversas companhias aéreas!

Air France       American Airlines       Austrian Airlines      Avianca Brasil

Air Canada    Air Canada Rouge   Azul     British Airways     Delta Airlines  

Easyjet    Garuda     KLM     Latam     TAP     United

Clique aqui e aproveite para conferir nossos posts sobre diversas Salas VIP pelo mundo!

Aproveite para curtir nossa página no Facebook e para nos seguir no Instagram.

Veja também minhas contribuições no tripadvisor e nosso canal no Youtube.

Post Author
Leonardo Sousa

Comments

10 Comments
  1. Publicado por
    rICARDO
    out 28, 2016 Reply

    Bom post Leo. Vou ficar se olho se resolver viajar de kLM

    • Publicado por
      Viajaromundo
      out 28, 2016 Reply

      Que bom que você gostou, Ricardo!

  2. Publicado por
    Johnny Matos
    dez 9, 2017 Reply

    Ótimo post!!! Eu me encontro exatamente nessa dúvida, vou viajar num voo direto de GRU-AMS, voo longo, sou baixo, então espaço das pernas não chega a ser grande problemas…o que me interessou na Economy Comfort e a reclinação, pensando nesse ponto você acha que compensa pagar R$ 1.000,00, já que vou eu e minha esposa? Ou essa reclinação também não faz tanta diferença assim?

    • Publicado por
      Viajaromundo
      dez 9, 2017 Reply

      Boa tarde, Johnny Matos.
      Que bom que você gostou do post!
      Olha, para mim, a diferença de reclinação não vale esse preço todo.
      Boa viagem para vocês e conte para nós como foi a experiência depois do voo!
      Abraço,

      Leonardo

  3. Publicado por
    Flavia Donohoe
    jan 26, 2020 Reply

    Ola Leo, obrigada, estava nessa dúvida quanto a economy comfort, e acho que não vou fazer o upgrade!

    • Publicado por
      Leonardo
      fev 18, 2020 Reply

      Boa noite, Flavia.
      Que bom que a avaliação te ajudou!
      Depois nos conte como foi sua experiência voando KLM!
      Abraço!

  4. Publicado por
    Bruno
    jun 4, 2023 Reply

    Olá Leonardo! Quanto à primeira fileira da economy confort: percebi que você ficou na coluna da direita do avião. Será que na coluna central ou na da esquerda o espaço entre a cadeira e a parede é o mesmo ou seria maior?

    • Publicado por
      Leonardo
      ago 9, 2023 Reply

      Boa noite, Bruno.
      Tudo bem?
      Minha recordação é de que o espaço era o mesmo.
      Abraço!

  5. Publicado por
    EDILMA lEMOS
    dez 12, 2023 Reply

    Poxa, pensei que tinha feito uma boa escolha, porém vejo pouca diferença da ECONOMY CLASS.

    • Publicado por
      Leo
      mar 26, 2024 Reply

      Verdade, Edilma. A diferença a pequena.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@viajaromundo

Confira mais fotos em nosso Instagam

Siga o nosso Instagram