Classe Executiva da Air France no Boeing 777-300

Em Abril deste ano, viajei para Viena na Classe Executiva da Air France. E, apesar de nosso blog já contar com diversos relatos sobre a Air France, decidi compartilhar mais algumas informações e avaliações com você.

1. Introdução

No relato de hoje, falarei sobre minha experiência em dois voos:

AF 457: São Paulo – Paris (13/4/2015)

AF 442: Paris – Rio de Janeiro (21/4/2015)

Confira!

Lembrem-se que você pode conferir diversos relatos sobre a Air France clicando em Viajaromundo.com: Relatos sobre a Air France.

Se você quiser conhecer tudo sobre as Classes Econômica, Premium Economy e Executiva, recomendo a leitura desse relato em particular: Air France: conheça as três principais classes oferecidas no Brasil!

2. Upgrade oferecido pela Air France no check-in on-line

Antes de falar sobre a experiência no Aeroporto de Guarulhos, gostaria de falar um pouco do upgrade que costuma ser oferecido pela Air France no momento do check-in on-line!

Quem nos segue no instagram já deve ter lido essas informações no seguinte post: Instagram @Viajaromundo Upgrade Air France

30 horas antes do voo, a Air France disponibiliza o check-in online e envia para alguns clientes uma oferta de upgrade. Quando você entra na página do check-in, aparece a oportunidade de escolher diferentes assentos.

Upgrade_AirFrance

E, quando há oferta de upgrade, o cliente pode escolher assento da Classe Premium Economy e, em alguns casos, da Executiva e/ou da Primeira Classe. Observando a foto acima vocês podem ver os valores cobrados por cada assento (ATENÇÃO: os preços variam!!).

Nessa viagem para Viena, recebi a oferta de upgrade da Classe Executiva para a Primeira Classe (clique aqui e confira).

Porém, o valor era muito alto e quando cheguei no aeroporto de Guarulhos, conversei com um dos funcionários da Air France sobre a possibilidade de negociar aquele valor e ele me falou que não era possível e que a Air France tem uma regra clara com relação a esses upgrades.

A regra é a seguinte: se a classe econômica estiver lotada, eles oferecem upgrade com 50% de desconto. Mas se a ocupação não estiver muito grande na classe econômica, o preço do upgrade é “cheio”. O mesmo vale para upgrades da Classe Executiva para a Primeira Classe. No meu caso, a Classe Executiva estava com ocupação inferior a 50% e meu upgrade para a Primeira Classe custaria 2.000 euros.

Então, fica a dica: quando for viajar pela Air France, entre na área de check-in (no site da Air France) 30 horas antes do seu voo e verifique se você recebeu a oferta de upgrade. Pelos relatos de amigos que viajaram recentemente pela companhia francesa, as ofertas de upgrade estão mais recorrentes. Acredito que seja uma forma inteligente de a Air France tentar aumentar sua receita, já que mesmo antes da desvalorização do real, a ocupação da Classe Executiva sempre foi muito baixa.

3. Aeroporto de Guarulhos: experiência antes do voo GRU-CDG

Depois de fazer o check-in, visitei três Salas VIP do Terminal 3 do aeroporto de Guarulhos.

Você pode conferir nossos relatos sobre o novo terminal 3 do aeroporto de Guarulhos e sobre as tês salas VIP nos links a seguir:

NOVO! Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos

MasterCard Black: nova Sala VIP – Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos

Sala VIP: Executive Lounge Gruairport

Sala VIP: First Class Lounge Gruairport

4. Experiência na classe executiva da Air France

4.1 . Layout do Boeing 777

Vou aproveitar esse relato para mostrar para vocês que os Boeing 777 que ligam o Brasil à França possuem configurações diferentes. Ou seja, você precisa ficar de olho no mapa de assentos da sua reserva para descobrir qual será a configuração da aeronave na qual você vai voar.

As diferenças de configuração ficaram ainda maiores depois que a Air France começou a trazer os 777 com cabines reformadas. Confira nossos relatos: Nova cabine da Primeira Classe chega ao Brasil e Tour Virtual pelas novas cabines do Boeing 777 da Air France.

O voo AF 457 foi realizado em um Boeing 777 com o layout 2-3-2 na classe executiva que conta com 67 assentos!

Classe Executiva AF 457
Classe Executiva AF 457

O voo AF 442 também foi realizado em um Boeing 777. O layout da classe executiva também era 2-3-2. Entretanto, essa aeronave contava com 42 assentos na classe executiva, 25 a menos que a do voo de ida.

Viajaromundo_777_Business_AF442
Classe Executiva AF 442

Além da diferença na quantidade de assentos, a aeronave que realizou o voo AF 457 entre São Paulo e Paris contava com 8 assentos na Primeira Classe e parecia ter a cabine mais velha da Air France na qual já voei. Assentos mais antigos e monitores do sistema de entretenimento muito pequenos!

Por outro lado, a aeronave que realizou o voo AF 442 entre o Paris e Rio parecia dispor da mais nova cabine não reformada dos Boeing 777 da Air France. Os assentos estavam novinhos e os monitores do sistema de entretenimento eram maiores e tinham uma qualidade de imagem muito melhor!

4.2. Escolha dos assentos

Minhas dicas para quem vai viajar em aeronaves com as configurações acima são as seguintes:

  • Configuração do voo AF 457: escolher assentos na fileira 3. Eles contam com maior privacidade, pois estavam localizados entre a Primeira Classe e a área reservada para o bar da classe executiva.
  • Configuração do voo AF 442: evitar os assentos das fileiras 5 e 6. Voei na primeira fileira e gostei da experiência. Próxima ao bar e sem incômodo dos banheiros.

4.3. Experiência a bordo – Classe Executiva da Air France

Nas fotos a seguir mostro alguns detalhes das duas aeronaves.

  • Voo AF 457 (Sãi Paulo – Paris)
  • Voo AF 442 (Paris – Rio)
Assentos voo AF 442
Assentos voo AF 442
Assentos voo AF 442
Assentos voo AF 442

A seguir algumas fotos do serviço de bordo!

Para começar o serviço do voo entre São Paulo e Paris: bebida de boas vindas acompanhada de petiscos!

Voo AF 457: suco e petisco para começar
Voo AF 457: suco e petisco para começar

Hora do jantar… começando pelas entradas!

Voo AF 457: entradas
Voo AF 457: entradas

Seguidas pelo prato principal.

Voo AF 457: prato principal

E pelas sobremesas:

Voo AF 457: sobremesa

Café da manhã de primeira para começar bem o dia!

Voo AF 457: café da manhã

Agora passamos para o serviço do voo Paris – Rio de Janeiro.

Entradas deliciosas!

Voo AF 442: entradas

Prato principal:

Voo AF 442: prato principal

E café da manhã:

Voo AF 442: café da manhã

Os dois voos contavam com um bar na Classe Executiva com bebidas, chocolates, frutas e sanduíches:

Por fim, mais algumas fotos: fones de ouvido, Amenity Kit, pantufas e comandos do assento:

Comandos do assento - voo AF 457
Comandos do assento – voo AF 457
Mapa do voo AF 442
Mapa do voo AF 442
Pantufas - voo AF 457
Pantufas – voo AF 457
Pantufas - voo AF 457
Pantufas – voo AF 457

5. Conclusão

Como você pôde perceber, as cabines nas quais voei, tanto na ida quanto na volta, não eram as reformadas.

Fiz de tudo para tentar mudar meu voo de volta para poder viajar na nova Classe Executiva da Air France e compartilhar minha experiência com vocês. Entrei em contato com o responsável de marketing da Air France na França, tentei o responsável pelo Marketing no Brasil e a Assessoria de Imprensa da Air France no Brasil, mas nada. Minha última tentativa foi no aeroporto de Viena, mas o custo para alterar o voo estava muito elevado e preferi não fazê-lo.

Tirando esse detalhe, o atendimento durante os voos foi impecável! Serviço de bordo, jantar, bebidas, café da manhã, produtos disponíveis no bar, entre outros, foram de alta qualidade. A única coisa que destoou um pouco foi a apresentação do prato principal do voo de volta (vocês devem ter percebido na foto).

Uma observação importante: o assento não reclina 180° e, se for deitado ao máximo, você acaba escorregando lentamente. A dica é deixar a parte de baixo do assento totalmente reclinada e inclinar levemente a parte superior. Dessa forma você não escorrega, pois a parte de baixo do assento fica totalmente reta.

Por fim, considerando outros produtos oferecidos por outras companhias aéreas e até mesmo pela própria Air France, minha nota média geral para as duas Classes Executivas desses Boeing 777 é 8,0/10,0!

Espero que você tenha gostado do post.

E, não se esqueça! Você pode conferir diversos relatos sobre a Air France clicando nesse link: Viajaromundo.com: Relatos sobre a Air France.

E, se você quiser conhecer tudo sobre as Classes Econômica, Premium Economy e Executiva, nós recomendamos a leitura desse relato em particular: Air France: conheça as três principais classes oferecidas no Brasil!

Participe!

O que você achou desse post?

Gostou das classes executivas dos Boieng 777 da Air France?

Participe deixando sua sugestão, opinião, comentário ou dúvida no espaço abaixo!

Não perca nenhuma novidade! Cadastre seu e-mail na nossa newsletter.

Aproveite para curtir nossa página no Facebook e para nos seguir no Instagram.

Veja também minhas contribuições no tripadvisor e nosso canal no Youtube.

Post Author
Leonardo Sousa

Comments

2 Comments
  1. Publicado por
    Guilherme Netto
    abr 4, 2016 Reply

    A descrição da executiva está excelente e precisa.
    Aliás, me apoiei nas informações aqui disponíveis para fazer um Upgrade para a executiva, o que foi ótima decisão ante o aceitável valor que foi cobrado no meu caso.

    • Publicado por
      Viajaromundo
      abr 4, 2016 Reply

      Boa noite, Guilherme!
      Ficamos muito felizes quando nossos posts ajudam nossos leitores!
      Abraço,
      Equipe Viajaromundo.com

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@viajaromundo

Confira mais fotos em nosso Instagam

Siga o nosso Instagram