Como é voar na Classe Executiva da Air France – Boeing 777-300

Quer saber como é Voar na Classe Executiva da Air France? Então confira nosso post de hoje!

1. Informações sobre o voo

(Atualizado em 13/3/2016)

Voo AF 457: Guarulhos (GRU) –> Paris (CDG)

Assentos: 3E, 3F e 3G

4/12/2013 – 18h25

2. Introdução

Olá pessoal! Hoje tenho prazer de relatar para vocês minha experiência na Classe Executiva da Air France (L’Espace Affaires). Posso adiantar que a experiência foi muito boa, tanto em terra, antes e depois do voo, quanto no ar, dentro do Boeing 777-300 que nos levou de Guarulhos para o aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.

Boeing 777-300 ER - Classe Executiva da Air France
Boeing 777-300 ER

3. Experiência antes do voo: aeroporto de Guarulhos

* Nota importante: essa parte do relato sobre minha experiência no aeroporto de Guarulhos não reflete mais a situação atual. Conforme comunicado oficial, a Air France passou a operar no Terminal 3 daquele aeroporto e, quando viajei, a operação ocorria no terminal 1. Porém, decidi fazer esse breve relato para vocês terem acesso à minha experiência completa! Espero que gostem!

Cheguei ao aeroporto de Guarulhos em um voo vindo de Brasília, pouco antes das 15h. Fui direto para o check-in preferencial da Air France (Sky Priority), onde fui muito bem atendido!

Com os bilhetes em mãos e mesmo sabendo que teria bastante coisa para comer na Sala VIP Sky Team, decidi passar no restaurante Viena para comer alguma coisa.

Vista Restaurante Viena
Vista Restaurante Viena

Em seguido, fui para a sala VIP Sky Team que ficava logo após o raio-x e o controle de passaportes, no mezanino do terminal 1.

Bebidas e comidas: antigo Lounge Sky Team
Bebidas e comidas: antigo Lounge Sky Team
Bebidas alcoólicas
Bebidas alcoólicas
Jornais e revistas
Jornais e revistas
Bancada
Bancada

No horário no qual cheguei, por volta das 16h, a sala não estava completamente lotada. Entretanto, no início da noite a situação deveria se complicar, pois a quantidade de voos era maior. Como a sala dispunha de apenas 74 lugares (11 cadeiras com local para notebook, 5 banquinhos e 58 poltronas), era realmente difícil comportar todos os passageiros da classe executiva além dos demais que possuem acesso às salas VIP.

Com a mudança das operações para o Terminal 3, os balcões de check-in Air France estão localizados no setor G junto com os balcões de autoatendimento. E, conforme anunciado pela Air France, “os passageiros viajando em La Première, Business Class ou associados Elite Plus do programa de fidelidade Flying Blue (Club 2000, Platinum, Gold), serão recepcionados nas salas Vip Business e First Class administradas pela Gru Airport. Ambas estão localizadas na área restrita, após os raios-X de inspeção de segurança, no mezanino do novo terminal.

Infelizmente, ainda não conheço essas salas, porém, um amigo francês, que viajou para Paris em agosto, teve acesso à sala VIP Business e gostou bastante!

4. Experiência na classe executiva da Air France

4.1. Layout da aeronave

Confesso que estava muito ansioso para conhecer a Classe Executiva da Air France. Sempre ouvi, e li, ótimos relatos sobre o atendimento, a comida e o conforto das aeronaves. Nessa viagem, o voo foi realizado em um Boeing 777-300ER com o layout 2-3-2 na classe executiva.

Mapa 777-300ER: AF 457
Mapa 777-300ER: AF 457
Layout Executiva
Layout Executiva

Muita gente reclama do layout 2-3-2 alegando que nem todos os passageiros têm acesso direto ao corredor, o que realmente causa um certo desconforto. Dos 7 passageiros instalados em cada fileira, 3 não acessam o corredor diretamente: os dois que ficam nas janelas e o que fica na cadeira do meio! E, caso seja necessário ir ao banheiro no meio da noite, quando todos os passageiros estão dormindo com seus assentos na posição cama, fica realmente difícil acessar o corredor.

Para mim, isso não foi um problema, pois estava viajando acompanhado da minha mulher e do meu filho e escolhemos os assentos do meio. Apenas meu filho ficou sem acesso ao corredor, mas ele dormiu a noite inteira e não precisou ir ao banheiro durante a noite!

De qualquer maneira, uma das aeromoças me contou que a Air France vai reformar aos poucos suas aeronaves e, em breve, oferecerá novas cabines no layout ideal para a Executiva: 1-2-1.

4.2. Ocupação da Classe Executiva da Air France

Essa aeronave possui quatro classes com as seguintes características:

  • Primeira classe: 8 assentos com 2 metros de espaço entre eles e 60,96 cm de largura
  • Executiva: 67 assentos com praticamente 1,55 m de espaço entre eles e 54,61 cm de largura
  • Premium Economy: 28 assentos com praticamente 96,52 cm de espaço entre eles e 48,26 cm de largura
  • Econômica: 200 assentos com 81,28 cm de espaço entre eles e 43,18 cm de largura

Conversando com a chefe de cabine, descobri que a ocupação da classe executiva naquele voo era de quase 60%. Ou seja, 27 assentos estavam vazios! Na verdade, segundo a própria chefe de cabine, 60% costuma ser a ocupação média da classe executiva nos voos entre São Paulo e Guarulhos realizados pela Air France. Achei a ocupação bem baixa… bem que eles poderiam conceder mais upgrades para seus passageiros…

4.3. Escolha dos assentos na Classe Executiva da Air France

Como emiti minhas passagens com muitos meses de antecedência, pesquisei bastante para escolher os melhores assentos da classe executiva. Procurei fotos, li alguns relatos e acabei escolhendo os assentos 3E, 3F e 3G. Observando o mapa da aeronave, reparei que as fileiras 3 e 4 dispunham de uma maior privacidade, pois estavam localizadas entre a Primeira Classe e a área reservada para o bar da classe executiva. Sendo assim, me restava escolher entre a fileira 3 e a 4.

A fileira 4 possuía a vantagem de ter os assentos da fileira 3 à frente. Imagino que você deve estar se perguntando: qual é a vantagem de se ter os assentos à sua frente? A resposta é: você dispõe de diversos compartimentos na parte posterior do assento para guardar sapatos e revistas, por exemplo. Porém, acabei escolhendo os assentos da fileira 3 devido à proximidade que a fileira 4 tinha dos banheiros!

Essa foto (do jornal Le Figaro) dá uma boa ideia de como é o assento 3B. Na foto é possível ver como é não ter um assento à sua frente. Não há os compartimentos “porta trecos”, mas, pelo menos para mim, dá uma impressão de ainda mais espaço.

Classe Executiva da Air France
Assento 3B. Fonte: economie.lefigaro.fr

Na foto a seguir temos a vista quando a divisória da Primeira Classe está aberta:

Separação entre a Primeira Classe e a Classe Executiva da Air France
Separação entre a Primeira Classe e a Classe Executiva da Air France

E na próxima foto, o assento da Primeira Classe:

Assento da Primeira Classe
Assento da Primeira Classe

4.4. Experiência a bordo

Nas fotos a seguir, é possível ver os comandos do assento, a tela do sistema de entretenimento, o Amenity Kit e o compartimento para guardar revistas:

Comandos do assento
Comandos do assento
Tela do sistema de entretenimento
Tela do sistema de entretenimento
Compartimento para guardar revistas
Compartimento para guardar revistas
Amenity Kit
Amenity Kit
Itens do Amenity Kit
Itens do Amenity Kit

Na sequência abaixo, fotos do que foi servido no jantar:

Entrada
Entrada
Prato principal
Prato principal
Queijos
Queijos

Fiquei devendo as fotos das sobremesas!

No bar da Classe Executiva era possível encontrar bebidas, chocolates, frutas e sanduíches:

No toilette, produtos Clarins e, próximo ao bar, o mini escritório da equipe de bordo:

Para fechar com chave de ouro, um ótimo café da manhã:

Café da manhã
Café da manhã

5. Conclusão

Bom, me enganei completamente ao imaginar que dormiria bastante e chegaria descansado à Paris! Como estava empolgado com a experiência, fiquei acordado a maior parte do voo.

Vesti meu pijama, calcei as pantufas da Primeira Classe, que me foram oferecidas pela chefe de cabine, e fiquei caminhando pelo avião e “batendo papo” com as aeromoças e os comissários de bordo. Também aproveitei para assistir um filme e comer alguns dos deliciosos chocolates Valrhona que estavam disponíveis no bar.

O atendimento foi impecável! Todo o serviço de bordo, jantar, bebidas, café da manhã, produtos disponíveis no bar, entre outros, foram de alta qualidade. Posso garantir que a experiência foi muito boa!

Um detalhe que me atrapalhou a dormir – quando tentei – foi o fato de o assento não reclinar 180°. Ou seja, mesmo colocando o assento na posição cama, ainda restava uma pequena inclinação que dava a sensação de ficar escorregando. Uma pena.

De qualquer forma, minha nota geral para a Classe Executiva da Air France nesse Boeing 777-300ER é 9,0/10,0!

Espero que vocês tenham gostado do post. Em breve continuarei meus relatos!

Aproveito para deixar o link de um vídeo, feito pela Air France, sobre os assentos da Classe Executiva disponíveis nesse avião (o vídeo é em francês):

http://videocdn-org.airfrance.com/business_class_seat/fauteuil_affaires_V4_fr.html

Participe!

O que você achou desse post?

Gostou da classe executiva do Boieng 777-300ER da Air France?

Participe deixando sua sugestão, opinião, comentário ou dúvida no espaço abaixo!

Não perca nenhuma novidade! Cadastre seu e-mail na nossa newsletter e fique sempre atualizado.

Aproveite para curtir nossa página no Facebook e para nos seguir no Instagram.

Veja também minhas contribuições no tripadvisor e nosso canal no Youtube.

Post Author
Viajaromundo

Comments

4 Comments
  1. Publicado por
    Como é voar na Premium Economy da Air France – Boeing 777-200ER | Viajaromundo.com
    nov 3, 2014 Reply

    […] (Lembrando que você pode conhecer minha experiência na Classe Executiva da Air France clicando aqui) […]

  2. Publicado por
    Viagem para Paris! – Viajaromundo.com
    dez 3, 2014 Reply

    […] Como é voar na Classe Executiva da Air France – Boeing 777-300 […]

  3. Publicado por
    JOSE CARLOS RIBEIRO DE BARROS
    maio 15, 2015 Reply

    É UM SONHO VOAR NA CLASSE EXECUTIVA .MAS AINDA NÃO FOI POSSIVEL,VIAJEI EM DEZEMBRO PASSADO POR ESSA AERONAVE ACHEI FANTASTICA, E JA TENHO RESERVA PARA O DIA 13/10/2015 OUTRA VÊZ; VOO AF 457. ABRAÇO

    • Publicado por
      Viajaromundo
      maio 15, 2015 Reply

      Olá, José Carlos.

      Gosto muito de voar Air France.
      Espero que você esteja gostando do blog. Você já conferiu nossas dicas sobre Paris?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@viajaromundo

Confira mais fotos em nosso Instagam

Siga o nosso Instagram